NÃO AO RACISMO!

Mais uma vez tivemos que presenciar um caso de racismo na Europa, desta vez com a torcida do Lokomotiv de Moscou. Após a venda do atacante nigeriano para o West Brom, da Inglaterra, 2 faixas se destacaram no estádio da equipe. Uma dizia "Obrigado, West Brom" e a outra, "Peter, obrigado por não estar mais conosco". Isso tudo porque Peter Odemwingie é negro.

Parece que não adianta muito essa campanha toda feita contra o racismo. Tanto jogadores como torcedores, no clima quente, depois do jogo ou até durante, acabam soltando suas "pérolas". Alguns já vão aos estádios com intenção de provocar, insultar mesmo alguém.

Outros casos de racismo já colocaram o futebol em um nível inferior. O atacante Balotelli, por exemplo, quando foi jogar com a seleção italiana sub-21 em Roma, sofreu com algumas palavras de insulto e 2 bananas que foram atacadas contra ele. Em 2004, foi a vez de Eto´o, que foi agredido verbalmente por torcedores do Getafe, em uma partida válida pelo Campeonato Espanhol. Toda vez que o atacante camaronês tocava na bola, ouvia-se sons de macacos.

Em 2005, um caso muito triste. O zagueiro da Costa do Marfim, Zoro, jogava pelo Messina contra a Inter de Milão, quando a torcida interista começou a cantar músicas de teor racista contra Zoro. O jogador ficou tão chateado que pegou a bola, foi em direção ao bandeirinha, em um ato como se fosse abandonar a partida. Adriano e Martins, ambos jogadores da Inter de Milão, pediram desculpas ao marfinense, e o convenceram a continuar jogando.

No Brasil tivemos alguns casos também. Na Libertadores de 2005, o atacante Grafite, que jogava pelo São Paulo FC na época, foi chamado de macaco pela zagueiro do Quilmes, Desábato. Após o término da partida, o argentino foi detido pela polícia e ficou preso durante 1 noite. Depois foi solto. O caso mais recente ocorrido no Brasil foi do zagueiro Manoel, do Atlético-PR, que acusou o zagueiro Danilo (Palmeiras) de chamá-lo de macaco. Profissionais das duas equipes foram parar na delegacia, mas ninguém foi preso.

Até quando vamos ser obrigados a ouvir torcedores insultando jogadores, com frases racistas, sons de macacos, bananas, ou até mesmo jogadores agredindo os outros verbalmente?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELLUCCI VENCE MAIS UMA EM STUTTGART E JOGA PARA FAZER SUA PRIMEIRA FINAL NO ANO

SÓCIOS TORCEDORES DE TIMES DE FUTEBOL POSSUEM DESCONTO EXCLUSIVO NA NETSHOES

SÃO PAULO 'PROMETE' MORUMBI COBERTO EM 18 MESES