BRASIL SÓ TERÁ 2 CABEÇAS-DE-CHAVE NA LIBERTADORES 2012

Apenas dois clubes brasileiros serão cabeças de chave da Libertadores de 2012: o Santos, atual detentor do título, e o campeão brasileiro. O anúncio será feito nesta tarde no sorteio da principal competição interclubes do continente.

Até o ano retrasado, eram quatro brasileiros e quatro argentinos os cabeças de chave da Libertadores. Na edição passada, em decisão polêmica, a Conmebol decidiu democratizar mais os cabeças de chave, criando assim chaves um tanto quanto desequilibradas. Assim, apenas o Santos, como campeão da Copa do Brasil, e o Internacional, como campeão da competição continental, foram cabeças de chave. O Fluminense, Cruzeiro e Corinthians, os melhores do Brasileiro de 2010, tiveram caminhos complicados na Libertadores.

Há um rodízio agora nos cabeças de chave. Para 2011, havia cabeça de chave colombiano, venezuelano, equatoriano e peruano. Agora haverá boliviano, país sem título da Libertadores e que tem penado nos últimos anos com sua seleção nas eliminatórias, chileno, paraguaio e uruguaio. Só os mexicanos, que integram a Concacaf, não poderão ser cabeças-de-chave.

A definição dos números dos times brasileiros no sorteio foi definida na última quinta-feira. O Santos será o Brasil 1 e, por isso, será o cabeça de chave do Grupo 1. O campeão brasileiro, ainda a definir, será o cabeça de chave do Grupo 2.

Os Grupos 3 e 4 serão encabeçados por clubes argentinos, o Vélez Sarsfield e o Boca Juniors (o time da Bombonera está perto de selar o título do Apertura). As demais quatro chaves terão clubes de outros países como cabeças. O Vasco, como campeão da Copa do Brasil, pode cair em grupo com outro brasileiro, por exemplo.

O Brasil terá seis representantes na Libertadores de 2012. Além de Santos e Vasco, Corinthians e Fluminense já estão garantidos. Dirigentes corintianos que estão em Assunção mostravam-se mais aliviados com a possibilidade de ter uma Libertadores bem mais fácil no próximo ano.

O Corinthians já está livre da primeira fase da disputa, a mesma na qual foi eliminado neste ano pelo Tolima, e é grande favorito a ser o cabeça-de-chave do Grupo 2 como campeão brasileiro.

Botafogo, Figueirense, Flamengo, Internacional, São Paulo e Coritiba estão na briga pelas duas vagas que restam para o Brasil na Libertadores de 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELLUCCI VENCE MAIS UMA EM STUTTGART E JOGA PARA FAZER SUA PRIMEIRA FINAL NO ANO

SÓCIOS TORCEDORES DE TIMES DE FUTEBOL POSSUEM DESCONTO EXCLUSIVO NA NETSHOES

SÃO PAULO 'PROMETE' MORUMBI COBERTO EM 18 MESES