OBRIGADO, PROFESSOR!

15 de outubro de 2011. Feriado em homenagem ao Dia dos Professores. E eu passei o dia com um grande professor: Alexandre Praetzel. Um radialista que é um exemplo para mim e para muitos outros ouvintes, que leva o trabalho a sério e sempre trabalhou com responsabilidade, buscando sempre a verdade dos fatos. É isso que tenho procurado aprender neste curso de Jornalismo Esportivo com ênfase no rádio.

O dia começou e terminou debaixo de chuva, mas a manhã foi produtiva. Às 8h30 cheguei ao CT do Palmeiras, para conhecer de perto a rotina de um profissional do rádio, que precisa levar informações aos ouvintes dia-a-dia. O treino palmeirense foi fechado por ordem de Murtosa, auxiliar do técnico Luís Felipe Scolari. Esperei por volta de uma hora até ser chamado para a sala de imprensa do clube, realizar uma entrevista coletiva com o mito Valdir Joaquim de Moraes.

Um senhor humilde, simples, que me passou todo o conhecimento e conteúdo com a experiência adquirida durante todo este tempo no futebol. Falou de tudo um pouco. Contou o momento em que defendeu dois pênaltis de Pedro Rocha, como inventou a profissão de treinador de goleiros e relatou um pouco da diferença do futebol antigo para o de hoje. “Antes era mais fácil sair do gol porque não havia quase ninguém na área. Hoje tem 20 jogadores lá dentro”, disse o ex-goleiro, que treinou ninguém mais que Rogério Ceni e Marcos.

Depois disso fui ao CT do São Paulo FC, sem esquecer de falar do protesto da torcida Mancha Verde contra a má fase do alviverde. Chegando lá, tive a oportunidade de conhecer alguns jogadores, que estavam num bate-papo com os torcedores ali presentes. Fernandinho, Lucas e Denner me atenderam e tiraram fotos comigo.

Após a “sessão tietagem”, foi hora de entrevistar Milton Cruz, coordenador técnico do São Paulo. Um profissional sensato e que também serve de exemplo para os outros clubes. Minha opinião é que todos os times deveriam ter um “Milton Cruz” na comissão técnica. Em seguida, Juca Pacheco contou um pouco dos problemas e desafios enfrentados por um assessor de imprensa de um clube grande, como o Tricolor.

No final da manhã, um prêmio. Na saída do CT, encontrei com o artilheiro Luís Fabiano, conversando com alguns amigos. Ainda ganhei uma foto com ele antes de ir embora.

Concluo que o dia foi muito proveitoso, de grande aprendizado, e que pude vivenciar a realidade de um setorista. Depois deste dia, afirmo com certeza que é o que eu quero para a minha vida, pois a cada experiência vivida, meu desejo de trabalhar com esporte aumenta. Obrigado, Alexandre Praetzel e amigos de curso, por me proporcionarem esse experimento tão valioso em minha vida.

Comentários

  1. Paulo Ferreira dos Santos20 outubro, 2011 13:49

    É Bruno. Parabéns pelo seu esforço e que você seja realmente reconhecido por ele, pois, além de se expressar muito bem, você escreve corretamente, algo muito difícil de se ver nos dias de hoje. Paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

BELLUCCI VENCE MAIS UMA EM STUTTGART E JOGA PARA FAZER SUA PRIMEIRA FINAL NO ANO

ALLIANZ PARQUE É O NOVO NOME DA ARENA PALMEIRAS

SÓCIOS TORCEDORES DE TIMES DE FUTEBOL POSSUEM DESCONTO EXCLUSIVO NA NETSHOES